Dicas

Passo a passo para decorar home office

Considerado uma tendência no mercado de trabalho, o chamado “teletrabalho” já foi adotado por muitas empresas. Cada vez mais há colaboradores desempenhando suas tarefas profissionais de casa. E se você for um deles, saber como decorar home office apropriadamente fará toda a diferença no desempenho de suas atividades.

Mas para ter um escritório em casa que valha a pena, é preciso conhecer algumas dicas. Por isso vale a pena levar em conta características como ergonomia, organização e até a decoração. Afinal, cada um desses itens vão influenciar na sua produtividade, concentração e velocidade com que realiza seu trabalho.

Então, para te inspirar com ideias que vão otimizar seu dia a dia profissional, elaboramos o texto de hoje. Vem se inspirar com nossas dicas e descobrir como decorar home office perfeitamente!

Primeiro passo para decorar home office: a escolha do lugar ideal

Antes de pensar na decoração, é preciso saber qual será o cantinho ideal para receber seu home office. E como você prefere esse lugar? Próximo a uma janela? No lugar mais silencioso da casa? Então, depois de separar o melhor lugar, é hora de medi-lo.

E esse passo é fundamental tanto para a decoração quanto para definir o mobiliário ideal. Afinal, você não pode trabalhar cerca de oito horas por dia na cadeira da mesa de jantar. Vale lembrar, inclusive, que ortopedistas consideram esse hábito um dos principais problemas do home office.

Assim, para evitar os efeitos colaterais do trabalho em casa, é preciso separar o cantinho ideal, a mesa e a cadeira adequados para a manutenção de uma postura saudável. Mas e depois disso tudo? Aí é hora da parte mais divertida: a decoração do home office!

O que não pode faltar na decoração de um home office?

Primeiramente, vale ter em mente seus hábitos de trabalho. Se você trabalha mais durante o dia, vale garantir a escolha de cortinas de qualidade. Ou, quem sabe, persianas.

Por outro lado, se você trabalha mais à noite, investir em uma luminária será ideal para evitar dores de cabeça ou a famosa “presbiopia”, também conhecida como “vista cansada”.

Depois, alguns elementos são imprescindíveis ao montar e decorar home office. E eles podem ser separados por organização, inspiração e “saúde mental”.

Organização do home office

Elementos como escrivaninhas, prateleiras e porta-objetos são ideais para que você saiba onde está cada item fundamental do seu dia a dia. Afinal, mantêm livros, pastas, arquivos, relatórios e materiais de escritório em seus devidos lugares.

Por isso, invista em organizadores de gaveta e de mesa, além de escaninhos e outros elementos que poderão auxiliar em sua rotina.

Assim, temos certeza que investir na organização do seu espaço de trabalho vai te deixar mais confiante, além de menos estressado em seus dias de home office!

Decoração para inspirar

Se você trabalha com criatividade, seja escrevendo, seja com ilustração ou criação de conceitos, vai precisar de inspiração. E se não for o seu caso, se você trabalha com números e relatórios, a concentração será sua parceira de todas as horas. E a decoração tem o poder de colaborar para esses dois momentos.

Dessa forma, da cor das paredes e dos objetos até a disposição dos elementos, tudo influencia na forma com que seu cérebro vai desempenhar as atividades.

Por isso, não subestime o poder do seu entorno! Invista em quadros que remetam à criatividade ou foco, mas não exagere. Excesso de elementos, assim como de cores, acabam cansando até quem é apaixonado por ambientes extravagantes.

Lembre-se que você poderá ficar em seu home office por longas horas, então, nada de pegar pesado na decoração!

Decoração para manter a saúde mental

Nem só de trabalho vive o home office. Você pode, sim, ter objetos que te levem a momentos, situações ou pessoas que você goste. Por isso, você pode e deve investir em porta-retratos, varais de fotos e murais com ideias.

Além disso, ter elementos mais neutros, como quadros ou uma parede mais lisa é ideal para garantir o respiro. Assim, os espaços vazios são tão importantes quanto os itens decorativos na hora de decorar home office.

Outros elementos, como plantas e vasos com flores artificiais são perfeitos para garantir o toque de natureza ao ambiente sem que você precise abrir mão da praticidade e economia. Tem coisa melhor?

E então, o que achou das nossas ideias? 

 Texto retirado em: https://crysmax.com.br/blog/decorar-home-office/